terça-feira, 8 de setembro de 2015

5 dicas para interagir melhor com os seus clientes

1. Independente do que ocorrer, seja sempre respeitoso com os clientes. Escute-o e responda-o sem ser agressivo(a).
2. Seja detalhista em relação ao que você vende. Explique, detalhadamente, as limitações de seu produto ou de sua prestação de serviço. Evite discursos absolutos, que tendem à perfeição, mas cuidado para não transparecer como um profissional que não sabe o que está fazendo. Todo serviço e todo produto tem determinada limitação, isso refere-se ao campo de atuação deste. Por exemplo, uma pipoqueira não tem a mesma função de um microondas ou uma prestação de serviço de diagramação não tem a mesma função de prestação de serviço de consultoria gramatical. E, mesmo em cada ramo, há limitações. Uma pipoqueira x, de determinada marca, é diferente de uma pipoqueira y.
3. Seja profissional e evite subjetividade em excesso. Não comente de sua vida pessoal, não fique de conversas fiadas. Despeça-se de seus clientes de maneira objetiva, sugiro o tratamento "atenciosamente", não mande abraços, beijos, cuidado com intimidades, elas podem levar o seu negócio à ruína. 
4. Não faça mais do que você se propõe a fazer, seja profissional. Valorize o seu trabalho. Se o cliente pediu o serviço y, não vá pelo discurso do jeitinho de fazer o serviço y e t, pagando, apenas, pelo serviço y. Seja claro nesse sentido, exponha as suas negociações de maneira clara, indique os horários de funcionamento, haja de maneira profissional. 
5. Cuidado para o profissionalismo não soar como falta de educação. Ás vezes, alguns clientes, no fundo, não querem comprar o seu produto em si, mas querem, apenas, por uma questão de identidade ou qualquer outro motivo, serem ouvidos por você, serem validados por você. Às vezes a necessidade de um cliente alia-se ao fato de este querer ser validado por você e tenha certeza de que se ele não se identificar com você, ele pode até gostar do produto, mas não irá comprá-lo de você.

Sucesso a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário