domingo, 21 de fevereiro de 2016

Empreendedores digitais nômades

Empreendedores digitais nômades 


Quem precisa estar preso em um ambiante institucionalizado, preso a um estilo de vida que monopoliza o seu tempo e até dita o seu próprio estilo de vida?

Digo, hoje, com muito orgulho para muitas pessoas: SOU EMPREENDEDOR DIGITAL NÔMADE. Não trabalho em um ambiente institucionalizado, trabalho, muitas vezes, em minha própria casa e não preciso estar preso a um local para viver. Posso dividir a minha vida entre um país e outro, entre o campo e o interior... nunca pensei que chegaria nesse nível de independência, não pensei que empreendedorismo digital pudesse trazer retorno e liberdade a ninguém.

Há alguns anos, larguei o meu emprego e dediquei-me, exclusivamente, aos meus negócios pela internet. Tenho viajado muito. No início, não tinha muita noção de que eu não precisaria estar preso a um lugar, mas a rotina quase me cegou nesse sentido. De qualquer maneira, sempre viajei bastante, mas hoje, eu posso viver em outros países. É claro que a questão da cidadania é um problema, mas é possível realmente organizar a nossa vida para viver a cada 3 meses entre um lugar e outro e organizar a vida bancária para que as taxas de bancos internacionais não acabem com o nosso dinheiro.

Seria interessante haver hoje um passaporte universal para empreendedores como eu, para que nós pudéssemos viver onde quiséssemos, pelo tempo que quiséssemos, de maneira a garantir mais direitos a nós, maior cidadania, de qualquer maneira, o fato de passaporte brasileiro ser aceito em vários países e de termos direito a permanecer, ao menos, 3 meses como turista em vários países do mundo, isso já é um grande passo.

Empreendedores digitais nômades não vivem "soltos" e perdidos por ai. Eles, apenas, podem optar, por exemplo, por ter um estilo de vida mais barato em alguma outra nação mais justa e, inclusive, ter maior dignidade em outros países, mesmo sem muitos direitos como cidadão, uma vez que viver no Brasil é um grande incômodo.

Há outras questões relacionadas a esses empreendedores, como capacidade de poupar e de investir em vários negócios e fazer o dinheiro gerar mais dinheiro e não viver apenas de uma renda, mas de várias e de vários investimentos. 

Empreendedores digitais nômades estão livres para voltarem para o seu local de origem quando quiserem, para visitar familiares, não estão "presos" a um emprego, compreendem o mundo como um universo ilimitado de possibilidades. 

O termo "empreendedor digital nômade" tem sido utilizado por vários empreendedores digitais, por youtubers e outros pensadores para definir empreendedores que, em virtude dessa, digamos, facilidade, podem residir em qualquer lugar do mundo, que não estão presos a ambientes institucionalizados e cujo estilo de vida não se limita às normas impostas pela organização convencional do trabalho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário