quarta-feira, 9 de setembro de 2015

5 dicas da revista Exame para divulgar seu negócio na internet


1. Esteja nas redes sociais

As redes sociais têm um papel fundamental para divulgar o seu negócio. “Use-a como uma forma de passar informações úteis para aqueles que curtem a sua página. Procure, sempre, passar dados relevantes sobre o seu setor, pois isso fará com que você seja bem visto, além de aumentar a popularidade do seu negócio”, recomenda Marcelo Cherto, especialista em vendas. Boa estratégia é manter um blog com notícias bacanas sobre o que rola no mundo em que o seu negócio está inserido.
2. Direcione sua ação
Para que você seja reconhecido, é preciso que a sua marca esteja presente nos locais onde o seu público alvo está. Por isso, faça ações concentradas ali. “Se você quiser falar com universitários, coloque um pequeno quiosque nas principais faculdades; caso seu ramo seja a indústria, uma boa escolha é fazer parte das associações e clubes voltados para esse setor, pois, em geral, lugares assim admitem ações diretas e você não precisa pagar muito para estar por lá”, aconselha Rose.
3. Faça parcerias
Para que essas promoções direcionadas sejam ainda mais divulgadas, uma boa estratégia é fazer parcerias com fornecedores que tenham relação com o público que você quer atingir. “Dessa forma, você pode chegar direto ao cliente e terá retorno garantido. Se você quer falar com mulheres, um bom lugar é o salão de cabeleireiro ou academias voltadas para esse público, por exemplo. Já se você quer que os homens vejam o seu produto, bons lugares são lojas de automóveis e clubes”, considera a professora.
Aprenda a divulgar aquilo que sua empresa tem de melhor. “Você pode fazer parcerias com formadores de opiniões com influência no seu ramo, para que eles endossem o seu produto”, diz Rose.
4. Crie uma relação emocional com o cliente
As pessoas não compram apenas pensando no produto. Elas sempre criam alguma relação emocional com o que é adquirido, por mais objetiva que a compra seja. “Mostre ao cliente que você não está ali apenas para vender. Pelo contrário, demonstre a sua preocupação com a satisfação que você quer que ele tenha com a compra. Cliente satisfeito significa que ele provavelmente voltará a comprar na sua empresa”, avalia Cherto.
5. Faça um cadastro personalizado
Faça um cadastro aprofundado dos clientes que costumam frequentar o seu negócio. Isso causará boa impressão e tem um baixo custo. “É preciso que o empreendedor volte a enxergar o cliente como freguês, e não apenas como mais um que comprou algo no seu negócio. Anote quais são as preferências dele e ligue para avisar quando algo que possa interessá-lo chegou ao seu estabelecimento. Isso cria um vinculo entre você e o consumidor”, aponta Cherto.
Quer ser ainda mais próximo? Telefone no aniversário do cliente para desejar-lhe feliz aniversário, por exemplo. “Mas não peça para que uma atendente de telemarketing faça isso pela sua marca. Seja diferente e ligue você mesmo, mostrando sua real preocupação com o bem-estar da pessoa que está do outro lado da linha", ressalta o consultor.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-acoes-para-divulgar-seu-negocio-que-nao-custam-quase-nada

Nenhum comentário:

Postar um comentário